segunda-feira, 18 de junho de 2012

Internet 4G – Saiba Tudo Sobre Essa Nova Tecnologia


Internet 4GUm assunto que chama a atenção dos que se interessam por tecnologia é a habilitação da internet 4G no país. Em 2009, quando a internet 3G começou a ser bem aceita no país por conta dos modens e smartphones, a Anatel, órgão público responsável pela regulação das telecomunicações no Brasil, divulgou as primeiras regras em relação à tecnologia4G.

A previsão era que o modelo de transmissão entrasse em vigor em 2012, mas a meta é deixar a banda larga 4G habilitada até 2014, quando o país receberá um grande número de turistas, devido à realização da Copa do Mundo do Brasil. A internet 4G pretende aumentar em até 180 vezes a velocidade que temos atualmente com a tecnologia 3G. Um exemplo que usam para exemplificar a diferença de velocidade tem a ver com os downloads. Um arquivo de 1 gigabyte, que demora em média seis horas para ser baixado no 3G, demorará, em média, dois minutos com a nova tecnologia. Com isso, dá para entender a ansiedade das pessoas que acompanham e querem desfrutar dessas vantagens.
Além do download de arquivos, o 4G permitirá que o usuário assista a vídeos em alta definição direto da internet no seu aparelho eletrônico. O principal problema para que a tecnologia seja viável no Brasil é a sua infraestrutura, pois para chegar à velocidade máxima que a internet 4G é capaz de transmitir será preciso um gasto muito grande de investimentos, principalmente em fibra ótica, que ainda é um produto caro. Além disso, leva-se em consideração a demanda do país em relação ao uso da tecnologia, visto que há várias regiões no país que não fazem o uso nem do 3G.
Apesar disso, é garantido que alguns dispositivos entrem em funcionamento já esse ano, e o ministro das telecomunicações Paulo Bernardo afirmou que até 2014 a tecnologia já estará em pleno uso no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário