sábado, 7 de julho de 2012

SAIBA O QUE É FULL HD ANTES DE COMPRAR A SUA NOVA TV


image

SAIBA O QUE É FULL HD ANTES DE COMPRAR A SUA NOVA TV

Se você, não sabia o que significava o termo Full HD, leia o artigo, que explica de forma  simples, correta e objetiva os detalhes desta definição:
 
 
image
 
Você está passeando por uma loja de eletroeletrônicos e vê uma TV de plasma ou LCD com o selo Full HD. Mas que raios significa Full HD? E 1080?
 
Vou ser simples: Full HD (Full High Definition [ao pé da letra: Alta definição máxima]) é a resolução máxima que uma TV de alta definição (HDTV) do mercado alcança. Se você chegar perto de uma TV de tubo normal, vai perceber uns ‘pontos’ na tela. Esses pontos são chamados de pixels. Uma TV Full HD tem 1920 pixels de resolução horizontal por 1080 linhas de resolução vertical, equivalendo a uma resolução com 2.073.600 pixels no total, o que permite um melhor detalhamento da imagem.
 
Mas porque eu vejo uma imagem ruim do DVD numa televisão Full HD? 
 
A imagem do DVD fica ruim na televisão por dois motivos: A mídia e o cabo. Para obter uma boa qualidade de imagem, você precisa de um vídeo em alta definição. Geralmente alguns DVDs (principalmente os piratas) sofrem uma compressão de arquivo (diminuição da resolução para um maior tempo de vídeo). A conseqüência, às vezes, é uma qualidade de um ‘vídeo de internet’ numa TV Full HD. A mídia especial para vídeos de alta definição é o BD (Blu-Ray Disc [Disco usado no PS3]) que suporta até 50 GB, enquanto um DVD suporta até 8,54 GB.
 
image
 
O cabo também é outra história. Os DVDs geralmente vêm com um cabo áudio e vídeo, o que não gera toda a qualidade do vídeo para uma TV. Para alcançar a qualidade máxima de um DVD, você deve usar um cabo de vídeo componente (YPbPr) no seu televisor. Para alcançar uma qualidade digital máxima de transmissão em uma TV Full HD, você deve usar um cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface).
 
image
 
E porque todos da emissora de TV ficam achatados na tela de uma TV Full HD?? 
 
Isso é questão de transmissão. A TV analógica transmite em um formato chamado 4:3, enquanto as transmissões digitais são em widescreen (16:9). Sabe aquelas faixas pretas que ficam na horizontal acima e abaixo do vídeo em alguns filmes? É como se fosse uma simulação do formato 16:9 (Formato usado pelo cinema). Confira a imagem abaixo:
 
image
 
Percebemos que a ultima imagem fica achatada (4:3 redimensionado).Para uma transmissão em 16:9 com qualidade digital, é preciso um set-top boxsinal digital, uma TV com o selo “HDTV Ready” ou Full HD.
 
Veja abaixo a comparação de uma TV digital com uma TV analógica:
 
image
Todas TV´s Full HD recebem sinal digital nas transmissões de TV aberta (por antena)?
Nem todas TV´s Full HD recebem sinal digital nas transmissões de TV aberta (por antena). Para isto é necessário que a TV possua um conversor digital integrado no padrão adotado no Brasil (padrão ISDB-Tb).
Caso contrário será necessário a utilização de um conversor digital externo, chamado deset-top box, para fazer a conversão de sinal.
 
img_pag131
 
No caso de transmissão a cabo ou satélite (parabólica) por assinatura, contate o seu provedor para verificar qual o conversor digital adequado para a sua recepção…
 
Portanto, na hora de comprar a sua TV de alta definição (Full HD), é importante saber se a mesma já vem equipada com o conversor digital integrado, reduzindo-se os custos com a aquisição de um equipamento externo (set-top box) complementar.
 
OBS.:
 
1. É necessário que a sua cidade já receba sinal digital – veja aqui as cidades e emissoras que já tem canal digital 
 
2. Nem todos os programas de uma emissora digital são gerados em HD (alta definição) – veja aqui a programação da emissoras em HD
 
3. Nem todos canais e programas de TV por assinatura possuem conteúdo digitalizado e de alta definição (HD). Contate o seu provedor e peça orientações…
 
4. Mesmo que a sua HDTV possua conversor digital integrado, será necessário umaantena UHF para recepção de sinal digital nas transmissões de TV aberta. Basta uma antena UHF convencional e de boa qualidade.                   
                            
5. Muitos modelos de TV´s de alta definição vendidas atualmente já possuem conversor digital integrado (pergunte ao vendedor antes de comprar)
 
6. Veja aqui a nomenclatura completa da TV digital, segundo o SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital)
 
7. De acordo com o cronograma do SBTVD, até junho de 2013 todas as emissoras e cidades brasileiras terão transmissão digital. Junho de 2016 será encerrada as transmissões analógicas no Brasil.